abril 27, 2013

Fashion Rio Verão 2014 : naturalidade e efeitos especiais são tendências de beleza .

A tendência de beleza mais comum nas temporadas de moda verão, especialmente a carioca (com vocação para a praia e para a moda casual), é a maquiagem dourada de sol, que exalta a sensualidade natural da mulher brasileira. Porém, nesta edição Verão 2014 do Fashion Rio, encerrada na sexta (19), outra estética buscou o seu lugar ao sol: a do minimalismo. Pele quase transparente, com uso moderado da base e do iluminador, cílios nus, lábios e unhas nude predominaram na beleza de vários desfiles. Mas isso não significa que as cores foram deixadas de lado ou que os efeitos especiais desapareceram: pálpebras úmidas surgiram como o grande hit da semana de moda, com ou sem uma cor vibrante por baixo. Nos cabelos, os penteados com trança reinaram absolutos, ao lado da displicência premeditada, tão desejada nos looks de verão. Conheça a seguir a seleção de tendências.

 Efeito suado
Principalmente nas pálpebras, o aspecto úmido é a novidade da maquiagem para o próximo verão. A estação vai pedir este acabamento, que pode ser conseguido com gloss. Já a maquiadora Fabiana Gomes indica o uso de hidratante labial, para que o brilho inusitado dure mais. No desfile da Sacada, o recurso foi utilizado por cima da clássica sombra marrom que dá profundidade ao olhar, mas no desfile da Iódice, por exemplo, apareceu fazendo dupla com uma sombra verde vibrante.

 Cílios nus
As máscaras e os cílios postiços tiveram descanso durante a semana de moda. A maioria dos maquiadores mandou para as passarelas olhos trabalhados com cor e efeito, sem cílios marcados. Apenas o curvex foi utilizado, para dar curvatura aos fios . A tendência apareceu também na última semana de moda primavera de Paris, e tem tudo a ver com o espírito esportivo no qual as marcas de moda têm apostado alto.

 Produtos multitarefa
Não foi apenas o gloss que assumiu outro turno e foi parar na pele das modelos, criando aspecto suado em pálpebras, têmporas e até no nariz. A sombra também trabalhou dobrado nas mãos do maquiador Daniel Hernandez, que a utilizou para matificar os lábios das modelos no desfile da Alessa. Max Weber também apostou na versatilidade dos cosméticos para conseguir efeitos especiais nos cílios: no desfile da grife Oestúdio eles foram apagados com corretivo, enquanto para Coca-Cola Clothing, ele abusou da sombra azul para deixá-los acesos e vibrantes.

Metalizados
Aüslander, Triya, Patrícia Viera, Nica Kessler, Salinas e 2nd Floor apostaram no tom metálico dos dourados e prateados nos olhos. Seja em forma de sombra ou de um traço de delineador, o acabamento com brilho do metal sinaliza que continuará em alta, mesmo após de ser febre entre as apaixonadas por maquiagem durante as temporadas passadas.


 Unhas nude
Mesmo no ápice da febre da nail art, as marcas do Fashion Rio optaram por decretar os tons de nude como a aposta para o próximo verão. Com exceção de Nica Kessler, Coca-Cola Clothing e Bianca Marques, que levaram para a passarela esmaltes pink, chumbo azulado e azul, todas as marcas optaram pela manicure em tons de pele e, em alguns caso, apenas com base. Na Aüslander, o branco foi escolhido como esmalte do próximo verão.


 Ar saudável
A pele continua translúcida, corrigida apenas com cobertura leve e bem hidratada. A maquiadora Fabiana Gomes sugere "esquentar" uma base fluida nas mãos antes da aplicação. "Assim ela evapora e não fica pesada, mantém o brilho da pele, sem parecer que está com base", ensina. Apenas no desfile de Lenny Niemeyer, Daniel Hernandez apostou nos produtos em pó para criar aspecto matte na face. O tom de saúde foi garantido com blush rosado, na maioria dos desfiles, enquanto Oh, Boy! e Nica Kessler levaram para a passarela mulheres douradas com pó bronzeador aplicado no lugar do blush, da maçã em direção às têmporas. 


No cabelo, extremos
De um lado, aqueles fios arrepiados  que teimam em derrubar o visual serão moda no próximo verã. De outro, a moda sinaliza para o retorno do liso escorrido, sem um fio fora do lugar – o mesmo vale para penteados esticados e arrematados em um coque.

Nenhum comentário: