Com certeza você já ouviu essa palavra pin up, que freqüentemente foi um tema muito usado para editoriais e coleções. Mais o que ser pin up? A que se refere? Como é um estilo pin up? Então vamos a nossa historinha:
Uma pin up é uma modelo cujas imagens sensuais poduzidas em grande escala exerce um forte atrativo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, constituem-se num tipo leve de erotismo.
O termo pin up foi documentado pela primeira vez na década de 40, contudo seu uso pode ser rastreado até a década de 1890. O termo pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações. As imagens eram baseadas em fotos tiradas de revistas, jornais, cartões..., e freqüentemente reproduzidas para serem pendurados, em inglês pin up.
Muitas pin ups eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras do estilo. Um de seus posters tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a 2ª grande Guerra. Já outras pin ups eram trabalhos artísticos, em exemplo disso é a Gibson Girl, desenhada por Charles Dana Gibson. Hoje em dia, alguns homens também são considerados pin up, a exemplo, Brad Pitt.
Uma coisa que achei muito bacana foi as gírias, "cheesecake" e "beefcake".
Cheesecake dita sobre uma bela mulher, uma frase tipo "Better than cheesecake" seria algo como um verdadeiro pitéu e beefcake significaria bofe, em bom português.
Lembra-se de Betty Boop? Pois então, ela foi o primeiro desenho animado pin up a ficar conhecido mundo a fora. Personagem emigrante judaica, com seu jeito sensual e provocante ficou famosa ao som de muito Jazz, espelhando-se nas divas da sua época, 1930.
Betty Boop
Gibson Girl
Nenhum comentário:
Postar um comentário