abril 19, 2011

A força das redes sociais

Há quem duvidava que as redes socais não iriam muito longe, mas em pleno século XXI elas mostram que tem poder. Um exemplo disso é a polêmica que está envolvendo a marca de sapatos Arezzo.
Nesta segunda-feira (18), o primeiro no lugar nos Trending Topics brasileiro (assuntos mais comentados no microblog twitter) pertencia a marca, mas engana-se quem pense que esse primeiro lugar veio por uma boa causa. O motivo é  chocante, de certa forma. Na quinta-feira (14), a marca lançou a coleção Pele Mania, que tem como material peles de raposas, cabras e coelhos para a confecções de sapatos, bolsas e echarpes. O fato, é claro, causou fúria nos internautas.
Arezzo pelemania 273x500 Campanha Arezzo 2011   Pele Mania

No Facebook, choveram criticas em cima da marca e  um conta intitulada "Boicote Arezzo" foi criada com a intenção de convocar os internautas para um ato de protesto com bichos de pelúcia ensangüentados na porta da loja.
Enquanto o mundo pensa na sustentabilidade, respirando pensamentos ecológicos , o consumidor busca a cada dia que passa lojas com esses conceitos. Mas o não é isso que a Arezzo está fazendo. O que a marca fez, foi na verdade, um retorno ao tempo das cavernas lançando a coleção Pele Mania.
Com a repercussão toda, a Arezzo retirou as fotos da campanha e divulgou um comunicado em que diz entender e respeitar as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos do vestuário e acessórios, mas não se sentem responsáveis diante um debate tão amplo e controverso. Em respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, decidiram recolher em todas as lojas do Brasil, as peças com peles exóticas em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas.
A atriz Glória Perez é a garota-propaganda da marca em sua coleção Inverno 2011, mas não participou da campanha com peles de animais, segundo informou sua assessoria.


É claro que não podemos fazer muita coisa, afinal, alguém por aqui é vegetariano?
Mas usar peles de coelhos e raposas para suprir uma luxúria enquanto o mundo luta pela moda verde, é inaceitável.

Nenhum comentário: