janeiro 22, 2013

janeiro 21, 2013

Os 10 figurinos mais marcantes - e copiados - das novelas

E falando em novelas, veja só que bacana essa matéria da Revista Glamour sobre os figurinos mais marcates da tramas brasileiras:

Os 10 figurinos mais marcantes - e copiados - das novelas

Noveleiras de plantão, preparem-se! Vocês estão prestes a navegar por um túnel do tempo incrível: o de figurinos mais marcantes da dramaturgia brasileira dos últimos tempos. E olha que para isso consultamos Marília Carneiro, a maior expert no assunto, com um currículo de produção de figurinos de mais de 20 novelas e oito minisséries. Uau! De Dancin’ Days a 2ª versão de Guerra dos Sexos, descubra os detalhes de estilo dos personagens que fizeram mais sucesso ao longo desses anos todos.

Figurinos - matéria (Foto: Divulgação/TV Globo)

Dancin’ Days (1978) – “Foi a primeira novela que juntou moda e televisão. Tudo o que eu colocava no ar virava tendência. Mas, a principal delas foi a meia soquete com sandália. Vi em uma capa de disco essa combinação, achei maravilhosa e coloquei na personagem da Sonia Braga, que iria voltar depois de 9 anos para o Brasil. Eu queria que ela chegasse revolucionada, com cabelo crespo – que não se usava na época – e óculos escuros à noite”.

Rainha da Sucata (1990) – “Minha Maria do Carmo (Regina Duarte) pegou e virou mania nacional. Todas as mulheres queriam usar aquele cabelo todo puxado com gel pra trás e com um laço. Ah! E os vestidos que eram bem extravagantes e chamativos, bem de nova rica, sabe? As mulheres da época babavam por eles”. Se quiser relembrar um pouquinho aproveite que a novela vai voltar ao ar pelo Canal Viva no dia 21 de janeiro, tá?

Anos Rebeldes (1992) – “Vivi intensamente os anos 60 e o legal é que coloquei muitas peças minhas ou feitas inspiradas em roupas minhas na personagem da Claudia Abreu. Mas o que destaco nessa novela é que certamente o que os jovens faziam na TV influenciaram o comportamento dos jovens da vida real, que saíram pelas ruas no movimento caras-pintadas”

Figurinos - matéria (Foto: Divulgação/TV Globo)
Mulheres de Areia (1993) – “As diferenças entre as duas irmãs Ruth e Raquel (Glória Pires) era o mais incrível de fazer. Enquanto uma usava sainha de lambada (que imediatamente pegou entre as brasileiras mais novinhas) que dava toda uma ginga pra ela, a outra usava vestidos até a canela de cores sóbrias”.

Uga-Uga (2000) – “Os acessórios de cabelo da Bionda (Mariana Ximenes) foi sucesso nacional. E a inspiração veio da minha filha, que chegou de Porto Seguro, Bahia, com o cabelo cheio de tererês. Achei aquilo bonito e traduzi para uma versão dourada”.

O Clone (2001) – “A Giovanna Antonelli (Jade) estava num momento de beleza extremo e minha inspiração para ela que era oriental e se ocidentalizou veio da coleção de Ives Saint Laurent, que naquele ano foi toda inspirada na Argélia. Misturei blusa de grandes estilistas franceses com panos tradicionais usados na cabeça e joias lindas. Essas sim, caíram no gosto do povo e viraram hit de camelôs. Também inventei de pintar a unha dela de dourado e não existia esmalte dessa cor! Foi a partir daí que as marcas lançaram. Fora a maquiagem, que era inspirada na Nefertiti que tem uma pintura que passa da linha dos olhos e é bem marcante. Essa foi sucesso total!”

Celebridade (2003) – “Nessa podemos destacar três grandes personagens influentes: Malu Mader (Maria Clara) e aquele terno branco; Darlene (Deborah Secco) que foi a primeira periguete da televisão com uma saia que só cobria o bumbum, miniblusas e sandália plataforma com meias coloridas; e Cláudia Abreu (Laura) com lencinho no pescoço que simulava uma coleira mesmo, porque eu imaginava que com aquela personalidade ela deveria ser bem assim na cama.”

Maysa: Quando Fala o Coração (2009) – “Os vestidos de baile eram muito luxuosos e como tinham que remeter aos anos 50, eram todos feitos pela equipe de costura. Comprava tafetá e mandava bordar, por exemplo, os cobria de filó e coisas assim. Eram muito artesanais e fizeram as mulheres freqüentarem mais os brechós em busca de peças como estas – não que fosse fácil encontrá-las!”

Figurinos - matéria (Foto: Divulgação/TV Globo)


Ti-ti-ti (2010) – “Lancei os maxicolares com a Cláudia Raia (Jaqueline) nesta novela e depois disso eles nunca mais saíram de moda. O acessório combinava muito com a Cláudia porque ela era bem extravagante e eu adorava os de madeira e pedras bem grandes”.

Guerra dos Sexos (2012) – “Mariana Ximenes (Juliana) bate os recordes de ligações. Todo mundo quer saber onde comprar as peças que ela usa. Ela usa muitas blusinhas de seda com saias curtas, tons pastéis e correntinhas compridas que está em alta e as mulheres usam muito”

 

Os miseráveis emprestam luxe-pauvre ao denim

 O cinema influencia a moda, tanto quanto, a moda influencia !
Não de hoje que vimos grandes produções cinematograficas lançando tendências/modinhas em nosso cotidiano. Aconteceu com "Alice no País das Maravilhas, com a trilogia "Crepúsculo", com a animação 'Smurffs" e ai por diante. A nova produção que promete conquistar os corações de nós, meros mortais, é um dos grandes nomeados ao Oscar, "Os Miseráveis". Veja esta matéria retirada do site Guia Jeanswear:

 Os miseráveis emprestam luxe-pauvre ao denim
O mundo de Hollywood continua influenciando as tendências de moda e o êxito de filmes como “Os Miseráveis” – um dos grandes nomeados para o Óscar – deverá trazer para a passarela e para as lojas, influências do grunge e do punk para looks que exaltam o chamado luxe-pauvre. 

A Vogue americana dedicou 10 páginas do seu número de dezembro ao filme “Os Miseráveis”, às suas estrelas e aos seus figurinos, enquanto os sites de estilo estão analisando “como se vestir como a sua personagem favorita de “Os Miseráveis””. E como os designers inspiram-se em Hollywood e vice-versa, é provável que o look do filme se torne um dos mais influentes em 2013.

O pauperismo há tempos influencia a estética da moda. Apropriações marcantes da pobreza incluíram o luxe-pauvre (como Paul Poiret batizou as criações do dia a dia em jersey e tweed) e experiências foram levadas ainda mais longe em 2000 pela infame coleção Homeless de John Galliano para a Dior, com conjuntos aparentemente costurados com pedaços de jornal em seda e cintos e pulseiras improvisadas a partir de lixo de luxo e garrafas de bebidas vazias.

Estes voos no luxe-pauvre deverão levar os designers a preencherem os seus quadros de inspiração e os consumidores à ficarem atentos às tendências das lojas. 


Então se você ainda não assistiu o filme, esta ai mais um motivo pra ir correndo assistir.

janeiro 18, 2013

Salve Jorge

Se você é mais um dos milhares de brasileiros que amam novelas e suas modas, já deve ter reparado no bracelete que a delegada Helô, interprete de Gioavanna Antonelli usa na novela Salve Jorge.
São raras as cenas em que a Delegada aparece sem o bracelete da design Juliana Ibarra, e isso tem um explicação plausível: o bracelete contém uma gravação da oração de São Jorge.
Quando Helô não esta usando o lindo bracelete dourado, ela aparece em cena com outro e nem menos belo acessório. Este da design Lygia Durand, além da oração traz e imagem de São Jorge.
 Mas estes não são os únicos modelos de braceletes, veja só que lindos estes da Lygia Durand:
Afinal, uma 'proteção extra' sempre é bem vinda.

janeiro 17, 2013

Inspiração Fashion: Corujas



Aposte: Knuckle Rings



Tudo o que é max atrair olharese conquista corações. A exemplo disto temos as max saias, max colares , max bolsas, dentre tantas outras tendências que tem como caracteristas uma certa dose de exagero. Então se você é fã do 'max' esta na horade conhecer o Knuckle rings, que é nadamais nada menos que um... max anel. Mas este não é uma anel como outro qualquer, ele tem mis um diferencial: é articulado, cobre praticamente todo o dedo, mas permite o movimento do mesmo.
O anel articulado foi muito usado nos anos 70 e 80 pelos rockers daépoca, hojeé um acessorio que a imagem de uma mulher ousada e moderna.
Inspire-se: